*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Duas obras marcantes para a Filosofia Lusófona


Longe do foco dos “media”, sempre mais interessados na superfície do que na profundidade, saíram no primeiro semestre de 2016 duas obras tão volumosas quanto marcantes para a Filosofia Portuguesa, por extensão, para a Filosofia Lusófona.

A primeira tem por título “Dicionário Crítico da Filosofia Portuguesa” (Círculo de Leitores/ Temas e Debates), obra coordenada pela Professora Maria de Lourdes Sirgado Ganho, da Universidade Católica Portuguesa, e é uma obra monumental, com mais de oitocentas páginas, em que constam todos os nomes da Filosofia Portuguesas e em que igualmente se recenseiam algumas das obras filosóficas mais relevantes.

Obviamente, neste tipo de obras é sempre impossível encontrar falhas – não apenas na lista de obras objecto de sinopses, como inclusive na lista dos autores referidos. Quanto a estes, por exemplo, poder-se-iam ter incluído os nomes de Inácio Monteiro (1724-1812) e de Carlos Eduardo Soveral (1920-2007). Quanto àquelas, a escolha é certamente questionável, mas, ainda assim, a selecção de obras dá-nos uma boa panorâmica da Filosofia Portuguesa.

Bem mais questionável é, a nosso ver, a indicação bibliográfica que se refere relativa a muitos dos autores. Aí, há muitas falhas, que deverão ser corrigidas numa futura reedição da obra. Sobretudo porque há fontes bibliográficas onde essa informação está disponível – falamos, nomeadamente, do Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa, que nós próprios temos coordenado (www.bibliografiafilosofica.webnode.com). Quanto ao mais, também se poderia indicar alguma falta de uniformidade nas entradas – mas em obras colectivas, como é o caso, isso é sempre algo de inevitável.

Por fim, destacamos ainda a publicação do nono volume das “Obras de José Marinho” (Imprensa Nacional – Casa da Moeda), coordenado pelo Professor Jorge Croce Rivera, da Universidade de Évora, com quase um milhar de páginas, que corresponde ao terceiro e último tomo referente à obra “Teoria do Ser e da Verdade”, a obra prima de José Marinho (1904-1975) no plano mais filosófico-metafísico e uma das obras maiores da Filosofia Portuguesa até hoje produzidas.

Neste volume, poderemos confirmar o quanto essa obra, publicada em 1961, foi sendo sucessivamente reescrita e reestruturada, ao longo de mais de uma década, num esforço quase que sisífico para chegar à versão perfeita, qual “obra definitiva de filosofia em que [ele, Marinho] resolvesse todos os problemas”, desiderato expresso num dos seus “Aforismos sobre o que mais importa”. Mais de meio século depois e tendo agora acesso a todos estes textos, difícil não dar inteira razão a António Telmo, quando se lhe referiu “como uma montanha inacessível na planície acidentada do pensamento português” [cf. “O pensamento iniciático de José Marinho”, in Cultura Portuguesa, nº 1, 1981, p. 25].

 
Agenda MIL – 6 de Dezembro, NOVA ÁGUIA 18 no Algarve: | 14h30: Universidade do Algarve | 18h00: Biblioteca Municipal de Portimão | 21h00: Sociedade de Instrução e Recreio Messinense

Sem comentários: